Confira uma seleção de móveis, revestimentos e objetos de decoração que são a cara do inverno

Estação mais fria do ano pede um toque de aconchego e calor

Mobiliário planejado pela Criare (@criareplanejados) explora o contraste dos padrões Luminus, em tom metalizado terroso, e Aurum, em tom cinza com veios dourados / Foto: Roberta Gewehr

As baixas temperaturas chegaram: os casacos estão sendo tirados do armário, o sol já nasce mais tímido e o saltar da cama pela manhã parece ter ficado um pouco mais difícil. Além disso, durante os três meses de inverno, é perceptível a influência que a estação exerce no comportamento das pessoas, o que inclui vestuário, alimentação, programação para os momentos de lazer e, principalmente, a vontade de ficar mais em casa.

Tons sóbrios são ideais em ambientes de descanso, como nesse projeto de quarto da Italínea (@italineamoveis) / Foto: Augusto André César Dupont Tomasi

Mas, para aproveitar o lar de forma prazerosa durante o frio, é preciso incluir algumas adaptações na decoração. Pode-se destacar, por exemplo, a utilização de tapetes mais felpudos, aquecedores ou lareiras portáteis, mantas de tricô próximas aos sofás, cortinas, almofadas com capas feitas de lã, tricô ou peles sintéticas, e abajures com lâmpadas amareladas. As cores e os revestimentos também impactam no conforto térmico desejado para os ambientes. Pensando nisso, selecionamos alguns produtos que podem levar uma atmosfera de aconchego e um toque de calor aos espaços. Confira:

1. Quadro FOREST THROUGH THE TREES 1, assinado por Julia Di Sano e à venda na Urban Arts (@urbanarts);

2. Mesa de jantar extensível Nina, assinada pelo Atelier BAM Design (@atelierbam_design);

3. Misturador de mesa 1877 GE480, linha Elo 480, da Fani Metais & Acessórios (@fanimetais);

4. Luminária Anamórfica, com apoio em tripé de latão e lã feltrada artesanalmente, da Bertolucci (@bertolucci.iluminacao);

5. Sofá Nau High Back, linha Puro, da Decameron (@decameron_design);

6. Revestimento Park Camel EXT (19,7x120cm), da Eliane (@elianerevestimentos);

7. Poltrona Cajú, assinada por Samuca Gerber e à venda na Odara (@odara.casa);

8. Piso pronto de madeira maciça Carvalho Pampa, da coleção Biomas, da Akafloor (@akafloor_oficial);

9. Piso vinílico na cor carvalho cinza, linha Tech coleção Ambienta, da Tarkett (@tarkettbrasil);

10. Lareira ecológica de piso, modelo ECO 62, com base em aço carbono e tampo em madeira de demolição, da Ecofireplaces (@ecofireplaces);

11. Tapete Dakhla 1 Off White-Rato, da by Kamy (@bykamy).

Nasce um filho, nasce uma obra: como a maternidade transformou o seu olhar profissional?

Neste Dia das Mães, conheça a história de quatro mulheres que encontraram nos filhos uma inspiração para as suas criações

Foto: Kristina Paukshtite/Pexels

Após o falecimento da mãe – a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905 –, a norte-americana Anna Jarvis (1864-1948) passou a desenvolver diversos projetos com o propósito de valorizar a figura materna. Um deles, conhecido como “Dia das Mães”, popularizou-se pelo mundo ao ser oficializado nos Estados Unidos pelo presidente Woodrow Wilson, em 1914.

 

No Brasil, o Dia das Mães foi implementado pelo governo de Getúlio Vargas, em 1932, definindo que “o segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

 

Apesar de cada mãe ter os seus próprios obstáculos, medos, sonhos, convicções e histórias para contar, o amor pela família é uma virtude em comum. Como forma de homenagear essa figura tão especial, convidamos quatro mulheres, que encontraram nos filhos uma inspiração para as suas criações, para responderem a seguinte pergunta: como a maternidade transformou o seu olhar profissional? Confira:

Foto: Arquivo pessoal

Adriana Oliveira, proprietária do estudiobola Campinas. Mãe da Maíra, do Gustavo, do Gabriel e do Vinícius.

“Eu fui mãe muito cedo, aos 18 anos, e isso me impulsionou ainda mais a trabalhar, estudar e evoluir profissionalmente. Todo mundo fala que ter muitos filhos é complicado, mas comigo foi ao contrário. Foi um motivador para que eu investisse na carreira, para que eu realmente chegasse a algum lugar e pudesse oferecer um bom estudo e melhores condições para eles.

Quando fiquei grávida da Maíra, eu estava no colégio, e, assim que ela fez um ano, eu entrei na faculdade de Arquitetura. Perto de me formar, engravidei do Gustavo, e quando resolvi fazer uma pós-graduação em Design, fiquei grávida do Gabriel. Depois de dois anos, veio o Vinicius. Com eles maiores, resolvi voltar a estudar e fiz um MBA, sempre em busca de uma evolução. Sou uma mãe presente, mas sempre trabalhei. Mesmo com todas as responsabilidades de uma jovem mãe, nunca fugi e, a cada filho, ia em busca de mais conquistas profissionais. Eu tenho muito orgulho disso e eles também.”

Foto: Arquivo pessoal

Eneida Bertolucci, proprietária da Bertolucci. Mãe da Juliana e do Daniel.

“Tomar conta de uma empresa é, de certa forma, como ter mais um filho. Sendo mãe, eu pude entender que os filhos nem sempre vão seguir o caminho que a gente espera ou vão fazer o que pensamos ser o melhor para eles. Podemos sonhar e trabalhar em busca do que acreditamos ser o melhor. E isso também se aplica a cuidar de uma empresa. Diante de múltiplas variáveis e imprevistos que surgem todos os dias, ser mãe me ajudou a aguçar minha sensibilidade, a ter um olhar de ternura diante das demandas do dia a dia e a ter jogo de cintura em um eterno aprendizado para dar o melhor de mim, sempre cuidando do que se ama.”

 

Foto: Wesley Ferreira

Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy. Mãe do Gian Luca e da Giovanna.

“Quando nasce um filho, você acha que a sua obra-prima é esse acontecimento, independente do que você já conquistou ou fez na vida. É curioso porque são dois sentimentos intensos e distintos que ocorrem ao mesmo tempo: uma é a sensação de empoderamento que isso gera, é uma dádiva poder gestar uma vida, isso nos dá muita segurança enquanto mulher. Por outro lado, é uma antítese, gera a incerteza sobre como cuidar deles, se estamos à altura de cumprir esse desafio até o final. A criatividade nasce da luta entre o bem e o mal, entre as coisas certas e erradas. Ela deve ser sempre a saída pelo bem, pela coisa positiva. Depois do nascimento de um filho, equilibrando o empoderamento e o medo que convive dentro de nós, sentimos mais clareza sobre como resolver essa questão usando a criatividade.

No lado profissional, quando você faz algum projeto, uma obra ou um objeto de decoração, principalmente para as crianças, você sabe exatamente como elas vão reagir porque você já passou por isso, já criou ao menos um filho. Nada como uma mãe para saber o que uma criança vai fazer como um tapete, por exemplo. Então, fica mais fácil pensar em desenhos, texturas, materiais, usos...” 

Foto: Arquivo pessoal

Juliana Bertolucci, arquiteta, designer e fundadora do Atelier BAM Design. Mãe do Thomas. 

“A maternidade é como um grande portal, onde tudo muda depois que você passa por ele. E isso não é diferente em relação à área profissional, a minha visão em relação ao meu trabalho mudou. Na maternidade a gente aprende na marra, tem que se virar nos 30 mesmo, e acredito que isso influencie todas as esferas, refletindo na performance do trabalho. Hoje, trago uma visão mais aguçada, mais objetiva, procuro ser mais prática e achar formas rápidas de resolver os problemas. 

Trago esse olhar mais atento às minhas criações também, coloco um cuidado a mais na funcionalidade das peças, além de, obviamente, imaginar como um bebê ou uma criança vão interagir com esse objeto no espaço. Também procuro desenhar novos produtos com um foco maior em relação às vendas, quero criar produtos que tragam resultado para as outras pessoas e para mim também. Sem contar o lado sustentável que, apesar de ser uma das premissas do escritório desde sempre, é colocado com mais peso hoje em dia, pois adquirimos mais consciência de como vai ser esse mundo para as gerações futuras. Nós temos a nossa responsabilidade.”

Como decorar a casa para os pets?

Confira as principais dicas e soluções, do revestimento ao mobiliário, para criar um projeto que reúna conforto e bem-estar para toda a família

Você já deve ter ouvido ou falado que os animais de estimação fazem parte da família. Muitas vezes, eles são nossos maiores companheiros, aqueles que esperam nossa chegada ansiosamente e sempre estão cheios de carinho para oferecer. E se eles dedicam tanto a nós, na hora de decorar a casa é muito importante que as decisões – do revestimento ao mobiliário – sejam pensadas levando em conta o bem-estar de todos os moradores – incluindo, é claro, o dos bichinhos de quatro patas que trazem tanta felicidade ao lar.

 Para essa tarefa, é fundamental que você conheça quais são os melhores materiais, tecidos e soluções para criar um décor que alie o bem-estar dos pets com a sofisticação e conforto que se busca para dentro de casa. Pensando nisso, selecionamos as principais dicas de fabricantes e lojistas de móveis e revestimentos para você transformar o lar em um oásis para toda a família. Confira!

 Melhores opções de pisos para quem tem animais de estimação

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados no Brasil. Se você for optar por esse material para o piso, a recomendação mais adequada são produtos que apresentem uma condição de superfície intermediária, para que não seja tão liso a ponto de o pet deslizar nem tão resistente ao escorregamento a ponto de forçar demais as articulações. “No geral, os acabamentos adequados são os acetinados, no caso dos esmaltado; e com acabamento natural, quando falamos dos técnicos”, explica Anderson Patrício, Coordenador de Garantia de Qualidade da Eliane Revestimentos (@elianerevestimentos).

O Home EXT (90 x 90 cm), da Decortiles (@decortiles), tem resistência ao escorregamento, mas não força a articulação dos animais. Foto: Marcelo Calli

Além do intuito de evitar escorregões, você também precisa considerar que pisos excessivamente lisos podem causar um quadro de displasia coxofemoral, um problema nas articulações do quadril que pode acometer principalmente os cães e não tem cura definitiva. Nesse caso, os pisos vinílicos se apresentam como excelentes opções, principalmente, por contar com uma superfície mais flexível e modelos com texturas antiderrapantes. “Diante deste quadro, o do tipo colado é o piso vinílico ideal para quem tem pet em casa, pois ele reúne todas as soluções exigidas com ampla variedade de formatos, padrões e cores, contando ainda com a agilidade na instalação e facilidade na limpeza”, explica Bianca Tognollo, arquiteta e gerente de marketing da Tarkett.

Piso vinílico da Tarkett (@tarkettbrasil), limpeza prática e superfície confortável para os pets

Assim como os vinílicos, os pisos de madeira maciça também apresentam outro benefício que agrega mais conforto no dia a dia para você e para o seu pet: eles são atérmicos, ou seja, são mais agradáveis ao toque tanto em dias frios quanto em dias de calor. “Com várias camadas de verniz, o piso de madeira maciça Cumaru, da Akafloor, é bastante resistente a arranhões causados pelas unhas dos animais. Mas, uma boa dica, é escolher modelos foscos, que aparentam menos imperfeições. Outro cuidado é rapidamente, com pano úmido e sabão neutro, caso seu bicho de estimação deixe escapar um xixi”, indica Denilson Francisco Cristiano, gerente de produção da Akafloor.

Piso de madeira maciça Cumaru, da Akafloor (@akafloor_oficial)

Qual o melhor tipo de tapete para cães e gatos?

Para quem tem animais de estimação em casa, o tapete pode parecer um item muito difícil de conciliar e conservar, o que faz com que muitas pessoas desistam de ter essa peça. Para alívio de quem ama os bichinhos, essa atitude drástica não é necessária. Segundo Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy, os tapetes mais indicados para quem tem pet em casa são aqueles produzidos a partir de fibras sintéticas, ou seja, fibras não-naturais, tais como vinil, nylon, poliéster e polipropileno, por exemplo. “Esses são materiais mais práticos, pois absorvem menos sujeiras e líquidos do que os modelos com fibras naturais. Por isso, a dica é evitar ou ter em menor quantidade tapetes de fibras naturais como algodão, lã e seda, entre outros. Nestes, os cuidados de ‘primeiros socorros’ em caso de xixi e cocô precisa ser o mais rápido possível”, afirma.

Quem tem pets e tapetes em casa precisa conhecer bem as características do produto. Na foto, o Tapete Serapi, da by Kamy (@bykamy) - Foto Emerson Alves

Peças de design assinado para os bichos

É possível dizer que os animais de estimação já dominaram o mercado de decoração. Atentas a essa demanda, grandes marcas do setor estão criando peças de design assinado que sejam capazes de unir versatilidade e sofisticação, oferecendo mais conforto e novas soluções para os pets.

 A peça desenvolvida por Leonardo Bueno para a Odara, por exemplo, além de ser um abrigo para o animal, funciona como um lindo objeto de decoração. “Quando nós criamos uma casa, visamos os seres humanos. Os pets moram com a gente, mas não têm a própria casa e, nesse sentido, eu criei a casinha Jetsons para ser a casa deles. Além do design retrô, igual ao da animação ‘Os Jetsons’, eles se sentem protegidos, já que existem as partes térmica e sonora. A proposta geral é deixar claro que os pets podem ter uma casa dentro da casa, não precisando ser, necessariamente, no quintal.”, explica o designer Leonardo Bueno.

A Casinha Jetsons, assinada por Leonardo Bueno, disponível na Odara (@odara.casa), conta com opções de acabamento em MDF com acrílico ou lâmina branca e ébano

Por sua vez, a DonaFlor Mobília elaborou uma mesa que também serve como um ótimo entretenimento para os pets. A estrutura central da mesa Chanel, assinada por Sérgio Stark, é separada da principal, permitindo um balanço para animais de estimação mais extrovertidos.

 “A criação da mesa Chanel é uma demanda caseira, feita com amor. Pela primeira vez, tenho um cachorro dentro de casa, a yorkshire Chanel, que é a paixão das minhas filhas, e, como sou cliente e designer, não foi difícil pensar nas soluções. O ponto mais importante é a felicidade dos pets, eles gostam de aconchego e proteção, mas, ao mesmo tempo, a peça precisa ser ventilada e permitir uma observação do entorno. O segundo ponto é pensar no dono, em algo que seja prático e que seja feito de um material lavável, no caso da mesa, por exemplo, usei corda náutica e alumínio. Pensei também em uma peça que fosse multifuncional, para não acrescentar mais um item a decoração, sem esquecer da execução primorosa, o que deixa a peça linda e sem pontos que possam machucar os pets”, relata Sérgio Stark, Designer.

A Yorkshire e a Mesa Chanel, assinada por Sérgio Stark para a DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia). Foto: Rafael Motta

Solução prática para a limpeza, no sofá Lego, do estudiobola, muitos gatinhos – e também cachorros! – podem deitar sem o perigo de puxarem fios do estofamento. “100% algodão e biodegradável, a nossa lona tem uma trama bastante fechada, o que impede esta prática que os bichanos amam tanto. Além disso, impermeabilizada de fábrica, não absorve possíveis xixis. Basta um papel toalha para limpar o líquido”, explica Adriana Oliveira, proprietária do estudiobola Campinas.

Sofá Lego estofado com Lona Cinza, do estudiobola Campinas (@estudiobolacampinas). Foto: divulgação

Das telonas para o décor: traga o clima dos filmes indicados ao Oscar 2022 para a sua casa

Inspire-se em uma seleção de móveis, revestimentos e objetos de decoração que remetem à cenografia de cinco filmes

Anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os indicados à 94ª edição do Oscar, marcada para o dia 27 de março, contam histórias memoráveis, que nos envolvem, divertem e emocionam. Cinco dos principais indicados – Amor, sublime amor; Ataque dos cães; Cruella; Encanto; e Spencer – nos fazem viajar por cenários e estilos únicos que, mesmo hoje, podem servir de base para a decoração. Entre no clima e confira uma seleção de móveis, revestimentos e objetos inspirada nos filmes:

Amor, sublime amor

Na Nova Iorque de 1957, os jovens Maria (Rachel Zegler) e Tony (Ansel Elgort) se apaixonam em uma festa, entretanto, o conto de fadas se torna um pesadelo pelo simples fato de que ambos fazem parte de gangues rivais – os Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes ou porto-riquenhos –, que lutam entre si para controlar o Upper West Side.

1. Tapete Casablanca 3 Rato-Off White, da by Kamy (@bykamy);

2. Mobiliário planejado pela Criare (@criareplanejados) com a laca Fresh e porta modelo Lambri;

3. Revestimento para parede Satélite Vermelho (15,5x15,5cm), da coleção Bruma, da Decortiles (@decortiles);

4. Luminária Muda, assinada pelo Estúdio Iludi, à venda na Odara (@odara.casa);

5. Revestimento Metro White (10x20cm), da Eliane (@elianerevestimentos);

6. Piso Vinílico Cor Flamboyant, Linha Ambienta Coleção Design, da Tarkett (@tarkettbrasil);

7. Misturador de Mesa 1256 BK702, Linha Living Clássica 702, da Fani Metais (@fanimetais).

Ataque dos Cães

Uma luta feroz pelo poder entre dois irmãos começa quando George se casa com Rose, uma mãe viúva cujo filho adolescente não é aceito pela comunidade local devido ao seu jeito frágil de ser. Phil, por sua vez, deixa claro que os novos moradores da propriedade, que os irmãos receberam como herança, não são bem-vindos.

8. Tapete Oriental Vintage Dark-Blue, da by Kamy (@bykamy);

9. Piso pronto de madeira maciça Muiracatiara Naturale, da Akafloor (@akafloor_oficial);

10. Bandeja Escocesa, assinada por Ronald Sasson, à venda na Odara (@odara.casa);

11. Quadro John Wayne Cowboy - Abstract Oil, por EduNewton, à venda na Urban Arts (@urbanarts);

12. Lareira ecológica portátil ECO 16-20 com base em madeira rústica de demolição, da Ecofireplaces (@ecofireplaces);

13. Revestimento Sequoia Mel EXT (19x90cm), da Eliane (@elianerevestimentos).

Cruella

Na Londres dos anos 70, a criativa e trapaceira Estella (Emma Stone) brilha por meio de seus designs, chamando a atenção da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), uma lenda fashion assustadora. Entretanto, as revelações desencadeadas por esse relacionamento fazem com que a jovem traga à tona o seu lado cruel e vingativo, tornando-se a Cruella.

14. Quadro Cruella vai à Guerra, por EKO, à venda na Urban Arts (@urbanarts);

15. Pendente Abaeté, com cúpula de seda preto e branca, da Bertolucci (@bertolucci.iluminacao);

16. Cadeira Betse, assinada por Jayme Bernardo, à venda na Odara (@odara.casa);

17. Revestimento Perseu Preto AC (45x90cm), da Eliane (@elianerevestimentos);

18. Laminato Pietra Luni, acabamento da Bontempo (@bontempo_oficial);

19. Poltrona Lazy, da FWay (@fway_oficial);

20. Tear Guanabara Black-White, da by Kamy (@bykamy).

Encanto

Nas montanhas da Colômbia, a família Madrigal vive em meio aos superpoderes de seus integrantes, com exceção de Mirabel, que nasceu sem nenhuma particularidade. Entre forças grandiosas e capacidades de cura, quando nenhum poder é capaz de salvar a magia do vilarejo, essa normalidade da filha é a única que pode conter a ameaça.

21. Tapete Girocolor Tufted Multi 5, da by Kamy (@bykamy);

22. Luminária Contorno, de Rejane C. Leite para a DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia);

23. Mobiliário planejado pela Criare (@criareplanejados) com a laca Lazúli e porta modelo Provençal;

24. Tocheiro ecológico ECO 41 em aço tipo corten e pintura eletrostática, da Ecofireplaces (@ecofireplaces);

25. Revestimento Austral Amarelo AC (15x15cm), da Eliane (@elianerevestimentos);

26. Quadro Flores do Campo, por Bru Sogabe, à venda na Urban Arts (@urbanarts).

Spencer

No Natal dos anos 1990, na propriedade da família real em Norfolk, Reino Unido, a princesa de Gales, Diana, percebe que o seu casamento com Charles nunca dará certo, afinal, a única paixão do príncipe é Camilla Parker Bowles. Após o pedido de divórcio, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, que também não recebia a devida atenção do marido.

27. Tapete Aubusson 0122F, da by Kamy (@bykamy);

28. Porcelanato Calacatta Ouro POL (120 x 120 cm), da coleção Maestro, da Decortiles (@decortiles);

29. Abajur Tríade, de latão com detalhe de quartzo rosa, à venda na Bertolucci (@bertolucci.iluminacao);

30. Bandeja Bola, assinada por Gio Wives, à venda na Odara (@odara.casa);

31. Mesa Isis, da DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia);

32. Quadro Dançando com a Princesa, por EduNewton, à venda na Urban Arts (@urbanarts).

Quartos: dicas para um espaço mais aconchegante

Inspire-se em 12 projetos para criar um ambiente confortável e ideal para o descanso

Projeto assinado pela arquiteta Eliane Ventura traz cores claras, piso em madeira e espelhos na parede para proporcionar amplitude. Foto: Thiago Travesso

Já está mais do que comprovado que os espaços que habitamos têm um efeito profundo em nosso bem-estar e, pensando nisso, quando falamos do lar, a prioridade deve ser as nossas necessidades, especialmente no que diz respeito ao quarto, por ser um local de descanso e introspecção. Além de ser um espaço para dormir, é onde nos conectamos, recuperamos as energias e, em muitos casos, onde nos arrumamos e trabalhamos.

“A função do quarto é a de ser um refúgio, um universo particular, onde tudo acontece de forma privada para o nosso bem-estar. Por isso, é preciso muita atenção e cuidado ao projetar esse ambiente, levando em consideração todos os materiais, móveis e itens de decoração que vão contribuir para a rotina dos moradores”, explica a arquiteta Eliane Ventura.

Abaixo, confira 5 dicas fundamentais, listadas pela arquiteta, para incorporar as sensações de bem-estar e tranquilidade no quarto. Confira:

1. Escolha um piso aconchegante ao toque dos seus pés

A tonalidade do piso Cumaru Ferro, da Akafloor (@akafloor_oficial), traz aconchego ao apartamento projetado pela Arquiteta Natália Salla. Foto: Divulgação/Akafloor

Piso Vinílico Cor Livorno, Linha Solare Coleção Tirreno, da Tarkett (@tarkettbrasil). Foto: Divulgação/Tarkett

2. Aposte em mobiliários planejados para um melhor aproveitamento de espaço

Quarto com marcenaria inteligente Bontempo Connect, da Bontempo (@bontempo_oficial). Foto: Divulgação/Bontempo

Mobiliário planejado traz a leveza do padrão Fresh, da Criare (@criareplanejados), que inspira tranquilidade e promove bem-estar. Foto: Divulgação/Criare

Novos conceitos e cores pontuam as novidades da Italínea (@italineamoveis) em projeto de quarto marcado pelos tons neutros. Foto: Augusto André César Dupont Tomasi

3. A cama é a protagonista do espaço, invista em um modelo confortável

Uma cama generosa de formas arredondadas, da Odara (@odara.casa), é o destaque do ambiente assinado por Debora Aguiar na CASACOR São Paulo. Nas paredes e no teto, lâmina de madeira natural Noce Canaletto, e painel ripado Pandora, ambos da Todeschini (@todeschinioficial). Foto: Renato Navarro

Moderno e minimalista, este quarto traz uma composição de móveis e objetos do estudiobola Campinas (@estudiobolacampinas): cama Less, escrivaninha Allen, cadeira giratória Yoná, gaveteiro Plus, banco Diamante e abajur Plier. Foto: Ale Rodrigues

4. Não esqueça de pensar nas paredes, escolha bem o que quer destacar

O revestimento Ravena, da Eliane  (@elianerevestimentos), traz um toque de sofisticação à parede do quarto. Foto: Divulgação/Eliane

Parede do quarto recebe as obras Abstrato Cores Terracota I e II – Díptico, de Art&Co, disponíveis na Urban Arts (@urbanarts). Foto: Maura Mello Fotografia

5. Aqueça seu ambiente com peças-chave, como um bom tapete ou uma lareira portátil

Tapete Kilim Caleidoscopio Off White-Mix Blue, da by Kamy (@bykamy), em quarto assinado por Marina Linhares na Quartos Etc. Foto: Emerson Alves

No quarto assinado por Rogério Perez e Eleonora Perez para a Mostra B&C, a lareira ecológica Eco 52, da Ecofireplaces (@ecofireplaces), deixa o ambiente ainda mais acolhedor. Foto: Evelyn Muller

Chegada do outono reforça a importância das práticas de bem-estar e relaxamento dentro de casa

Confira uma seleção de móveis, revestimentos e objetos de decoração que são a cara da estação

Mobiliário planejado pela Criare (@criareplanejados) explora o contraste dos padrões Luminus, em tom metalizado terroso, e Aurum, em tom cinza com veios dourados / Foto: Roberta Gewehr

Marcado por noites mais longas, temperaturas um pouco mais frias, diminuição da frequência de chuvas e ventanias constantes, o outono, estação conhecida pela troca das folhas das árvores, reforça a importância das práticas de bem-estar e relaxamento dentro de casa, visto que é natural que as pessoas comecem a ficar introspectivas e anseiem por aproveitar os pequenos prazeres da vida. A decoração, por sua vez, recebe uma variedade de texturas e cores mais acolhedoras, seja no mobiliário, no piso, na cor das paredes ou em acessórios, como tapetes, cortinas e almofadas.

Pensando nisso, confira uma seleção de peças que podem levar essa atmosfera para a sua casa:

Legno Riscato Rosso (parede), Lacca Verde (armário) e Arezzo Trama (portas do armário), acabamentos da Bontempo (@bontempo_oficial). Foto: Divulgação/Bontempo

Em composição com a linha Quadra Off White, a linha Folha Off White (60x60cm), da Decortiles (@decortiles), traz o outono para dentro de casa. Foto: S.L.A. PhotoStudio / Produção: Debbie Apsan

O revestimento Tanzânia Canela AC (19x90cm), da Eliane (@elianerevestimentos), interpreta a madeira em uma versão mais suave e delicada. Foto: Divulgação/Eliane

Carrinho Enzo de madeira jequitibá com tampo de espelho, do estudiobola Campinas (@estudiobolacampinas). Foto: Divulgação/estudiobola Campinas

O piso pronto Mandacaru faz referência à caatinga brasileira. Da coleção Biomas, da Akafloor (@akafloor_oficial), é desenvolvido na madeira garapa / Foto: Divulgação/Akafloor

1. Quadro Outono em Montreal, assinado por Antonio Salaverry, à venda na Urban Arts (@urbanarts);

2. Pendente Apoena, com cúpula de trama de cetim cor cobre, da Bertolucci (@bertolucci.iluminacao);

3. Poltrona Índica, assinada por Lebrock e à venda na Odara (@odara.casa);

4. Monocomando de Mesa 6256 CB604, Linha Gourmet, da Fani Metais (@fanimetais);

5. Cadeira Alles, da Frisokar (@frisokar);

6. Piso Vinílico Cor Ameixa, Linha Click Coleção Ambienta Tech, da Tarkett (@tarkettbrasil);

7. Poltrona Arca, assinada por Lattoog para a DonaFlor Mobília (@donaflor_mobilia);

8. Lareira Ecológica Portátil de Piso com base em Papier Mâché, da Ecofireplaces (@ecofireplaces);

9. Tapete Saint-Moritz 1 Off White-Orange, da by Kamy (@bykamy).

12 projetos de livings para se inspirar

Considerado o ponto de encontro da casa, ambiente é ideal para vivenciar tanto os momentos de lazer com amigos e familiares como também os de descanso e introspecção

Não importa se a decoração de uma casa segue o estilo industrial, minimalista, retrô, moderno, escandinavo, rústico, colonial ou, até mesmo, maximalista, mas é fundamental que ela expresse receptividade, especialmente no living. Considerado protagonista do lar, ele é o ponto de encontro para os momentos mais especiais, sendo ideal para quem deseja receber amigos e familiares, brincar com os filhos, colocar as séries e filmes em dia ou, até mesmo, vivenciar momentos de introspecção. Seja através de revestimentos, móveis ou acessórios, a chave para a elegância pode ser encontrada em produtos de qualidade e confortáveis ao toque.

 

Pensando nisso, confira uma seleção com 12 projetos de livings para você se inspirar:

Com colocação na diagonal, o piso Ipê da Akafloor (@akafloor_oficial) confere dinamismo ao living projetado pela arquiteta Luciana Paraíso para a CASACOR SP / Foto: Renato Navarro

Living com marcenaria inteligente Bontempo Connect, da Bontempo (@bontempo_oficial) /

Foto: Divulgação

Tapete Salina Beige Violet, da by Kamy (@bykamy), neste living assinado por Patrícia Hagobian na CASACOR São Paulo / Foto: Kadu Lopes

Com o sofá Drops, as mesas laterais Balloon Granilite, o buffet Plus e os vasos da Linha Barro, todos da estudiobola Campinas (@estudiobolacampinas), este living esbanja aconchego / Foto: Divulgação

 

Piso Vinílico Cor Murano, da Linha Ambienta Coleção Stone, da Tarkett (@tarkettbrasil) /

Foto: Divulgação

O mobiliário planejado pela Criare (@criareplanejados) permite um bom aproveitamento da parede, com estante ripada e painéis deslizantes, além de gavetas que ajudam a organizar o espaço /

Foto: Divulgação

No living assinado pela arquiteta Deborah Roig para a Mostra Artefacto, a lareira ecológica ECO 21 NM da Ecofireplaces (@ecofireplaces) é o ponto chave do ambiente para reunir amigos e familiares /

Foto: Evelyn Muller

Porcelanatos Asfalto AC (120x140), na parede, e Iseo Grigio AC (90x90), no piso, ambos da Eliane  (@elianerevestimentos) criam um ambiente contemporâneo e elegante / Foto: Divulgação

Obras de arte e peças de design assinado, como a Chaise Fidi by Lebrock para a Odara (@odara.casa), levam sofisticação ao ambiente assinado por Debora Aguiar na CASACOR São Paulo /

Foto: Renato Navarro

Living decorado com composição de quadros (GALHOS 08, por Stela Araujo & Marcos Wilke; MINIMAL GEOMETRIC 143, por Gaite Art; e MINIMUM STONES 02, por My Favorite Arts), à venda na Urban Arts (@urbanarts) / Foto: Divulgação

Projeto da Italínea (@italineamoveis) traz as cores Marine e Cairo, que compõem os lançamentos mais recentes da marca / Foto: Augusto André César Dupont Tomasi 

Inspirado nas pedras naturais marmorizadas, o Topztone Ferrara Black, da Guidoni (@grupoguidoni), reveste as paredes deste ambiente com seus veios pretos em contraste com o fundo branco /

Foto: Divulgação

São Paulo: 468 anos da cidade que nunca para

Inspire-se em obras de arte, peças de decoração e revestimentos que são a cara da capital paulista

São Paulo, uma das cidades mais pulsantes e influentes do mundo, está prestes a completar 468 anos no próximo dia 25 de janeiro. A megalópole é conhecida por seus pontos turísticos, espaços artísticos, noites agitadas e grandes eventos. Sua história é repleta de arte, cultura, poesia, literatura, arquitetura, música, entre outros.

 

A capital paulista é o sonho de muitos, é referência global, é liberdade e criatividade em todos os cantos dos seus extraordinários 1.521 km². E, para dar um toque de “Sampa” na decoração, confira uma seleção de obras de arte, peças e revestimentos que emanam a energia dos paulistanos:

1. Obra São Paulo Viva, do artista Leo Frassato, à venda na Urban Arts (@urbanarts);

2. Arazzo TarsilaⒸ São Paulo, feito em 80% lã e 20% algodão, medida 1,66 x 1,33 m, da by Kamy (@bykamy);

3. Porcelanato Grafos Preto, medida 29 x 29cm, da Eliane (@elianerevestimentos);

4. Porcelanato Sampa Cimento AC, medida 120 x 120 cm, da Decortiles (@decortiles);

5. e 6. Obras do fotógrafo Dorival Moreira para a Artimage, à venda sob encomenda na Odara (@odara.casa);

7. Pendente MuBE de alumínio com pintura preta, da Bertolucci (@bertolucci.iluminacao).

8. Obra Sampa Yellow, do artista Renato Kolberg, à venda na Urban Arts (@urbanarts).