Minimalismo é tendência para a vida

Apartamento feito pelo arquiteto Nildo José, em São Paulo. Foto: Evelyn Müller

Apartamento feito pelo arquiteto Nildo José, em São Paulo. Foto: Evelyn Müller

Em um momento de muita informação, constante estímulo e ritmo acelerado, o minimalismo se torna tendência no design, na decoração, na arquitetura e no próprio lifestyle, conquistando cada dia mais adeptos em busca de uma vida mais leve e não tão apegada aos bens materiais. A referência, ligada ao conceito de slow fashion e de consumo consciente, tem como principal característica priorizar apenas o que é essencial e eliminar os excessos, tanto nas cores como na mobília e nas roupas.

Adepto dessa tendência, o arquiteto Nildo José enaltece que repensar o uso dos elementos naturais e o consumo desenfreado se tornou fundamental para a nossa sobrevivência. “Vejo no minimalismo muito mais do que uma corrente arquitetônica, vejo como um lifestyle”, completa.

O estilo minimalista surgiu a partir de uma série de movimentos artísticos e culturais logo no início do século XX, mas teve ascensão apenas nos anos 1980. A decoração minimalista teve grande influência da cultura japonesa que propõe um estilo de vida baseado na simplicidade, com design que privilegia linhas e formas limpas, simétricas e geométricas. O movimento prega que temos de ter ambientes amplos, neutros em que a funcionalidade seja prioridade para a escolha da decoração.

Mesmo em um ambiente minimalista, o conforto não deve ser deixado de lado. Utilizar texturas seja por meio dos tapetes, do uso da madeira ou tecidos especiais criam, quando em harmonia, uma atmosfera equilibrada e leve, sem precisar dos excessos. “Acredito que a palavra da vez no minimalismo não é utilizar o ‘mínimo’ - como podemos entender - e sim, a palavra equilíbrio, por meio do uso balanceado de materiais, objetos e mobiliários”, finaliza o arquiteto.

Cadeira Zina, assinada por Zanini de Zanine para a  Novo Ambiente .

Cadeira Zina, assinada por Zanini de Zanine para a Novo Ambiente.

Denise Delalamo

Agência de comunicação especializada em arquitetura, construção e decoração. Presta assessoria de imprensa e realiza projetos especiais de RP e marketing a profissionais, indústrias e lojas.